sexta-feira, 26 de junho de 2015

O ENIGMA DO ENIGMA DE SANSÃO









Amados irmãos e amigos que acompanham e frequentam este blog. Trago aqui, mais uma importante revelação da Palavra do Senhor, como está no Escrito Sagrado, seguindo, a mesma linha de conduta, que vem norteando meus estudos, verificada nos exames anteriores.
Neste feito, procuro focalizar um enigma no enigma apresentado por Sansão aos filisteus.
A história de Sansão está registrada nos capítulos 13-16 do livro dos Juízes.  Vejam o Enigma de Sanção:


Do comedor saiu comida, e do forte saiu doçura.  ... Juízes 14.14


O enigma, foi apresentado aos Filisteus, durante a festa de casamento de Sansão com uma Filisteia.
Os Filisteus só conseguiram decifrá-lo, após persuadirem, a futura esposa de Sansão, a conseguir a resposta. Juízes cap. 14


 Vejam a resposta:


UM LEÃO MORTO FORNECE MEL PARA SANSÃO E PARA SEUS PAIS.


DO COMEDOR: DO LEÃO          SAIU COMIDA:  SAIU MEL

DO FORTE        : DO LEÃO           SAIU DOÇURA:  SAIU MEL


O ENIGMA NO ENIGMA DE SANSÃO:

            O Escrito Sagrado, indica esse animal, o Leão, como sendo uma figura de Cristo. Vejamos:

Disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos. Apocalipse 5:5


            Sansão descia, afoito e atraído pelas concupiscências dos olhos e da carne e pela soberba da vida, em que pese, existir, num primeiro momento, o interesse SAGRADO, pois, Deus buscava uma ocasião para ajustar contas com os Filisteus, em face da escravidão que impunham ao povo de Israel.

E o Espírito do SENHOR começou a incitá-lo de quando em quando para o campo de Maané-Dã, entre Zorá e Estaol. Juízes 13.25

Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do Senhor; pois buscava ocasião contra os filisteus; porquanto naquele tempo os filisteus dominavam sobre Israel.
Juízes 14.4


                Deus não fomenta a prática do pecado, pelo contrário, nos capacita, a lutar contra, no entanto, na leitura do capítulo 14 de Juízes, encontramos a vaidade, se manifestando e agindo na conduta de Sansão, além de uma irresistível atração pela prática do erro, Ju. 14.2,3,7,12.  
            Eis que, nessa descida alucinante, que, como veremos no estudo da vida de Sansão, terminaria por levar o hebreu a um desfecho muito triste, mas, de repente surge um filho de Leão, como que, se Deus o quisesse advertir: “Cuidado Sansão, siga, mas, não deixe de observar minha Palavra”.  
            Dessa mesma forma Cristo, intercepta o pecador que segue alucinadamente rumo a perdição eterna, e antes que ocorra a sua morte física, lhe apresenta o sacrifício na Cruz do Calvário. O Leão, deu a vida, para ensinar a Sansão, Cristo se entregou na Cruz para salvar o pecador.
            A outra parte do enigma se localiza, no Mel, que Sansão, encontrou no corpo do Leão morto.
            Da mesma forma, o Escrito Sagrado, apresenta esse produto das abelhas, como sendo uma figura da Palavra de Deus. Vejamos:  

Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca. Salmos 119:103,

E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel. Ezequiel 3:3


            O versículo 9 do cap. 14 nos ensina que Sansão tomou do Mel, que estava no Leão morto, e SEGUIU ANDANDO E COMENDO E ainda deu a doçura a seus pais.
            Novamente, Deus fala a Sansão: “Sansão, em cada passo que você, praticar, siga sempre se alimentando de minha palavra”.
            Da mesma forma que o Leão morto, produziu o mel, ou a doçura, para alimentar a Sansão, e ele seguiu andando e comendo e ainda ofereceu a seus Pais, assim também, Cristo crucificado(Morto), produz a Palavra de Deus, e deve servir de alimento para o pecador que decide caminhar com Jesus, e precisa viver se alimentando, ANDANDO E COMENDO dessa Palavra e ainda falar dela às demais pessoas.

            Assim concluímos esse pequeno estudo, sem ingressar em outros pormenores sobre os feitos de Sansão, pois, em breve estaremos postando aqui um estudo mais amplo sobre A VIDA DESSE HEBREU, onde veremos um triste desfecho, para a pessoa daquele, que nasceu para ser uma FIGURA DE CRISTO.

            Frisamos apenas que, o ENIGMA NO ENIGMA DE SANSÃO É:

O Leão: Uma figura de Cristo
O Leão morto: Cristo crucificado
O Mel: figura da Palavra de Deus
O LEÃO MORTO PRODUZIU MEL: CRISTO CRUCIFICADO PRODUZ A PALAVRA DE DEUS.

Deus abençoe a todos.

AGUARDEM ESTUDO SOBRE A VIDA DE SANSÃO



Nenhum comentário: