sábado, 17 de março de 2012

NINGUÉM NASCE PECADOR - 2ª PARTE

....CONTINUAÇÃO.....


A seguir farei algumas demonstrações, confirmando essa gloriosa verdade: Ninguém Nasce Pecador.

 

 

1 - DEUS ENSINA A CAIM:

 

O exame pormenorizado desse assunto começa pelo seguinte texto sagrado:

 

“Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante?

Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar”. Gênesis 4.6 e 7

 

Vejamos a ultima parte do versículo 7 acima:

 

“e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar”.

 

Vemos neste texto o próprio Senhor Deus ensinando a Caim a forma de como ele evitaria o pecado.

 

Vejamos agora outro versículo que se relaciona com o primeiro:

 

“então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o  pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”. Tiago 1.15

 

No primeiro versículo, Deus ensina como se evitar o pecado: “Sobre teu desejo tu deves dominar”.

Ora, concupiscência é o desejo desenfreado da carne. No momento que se atende a esse desejo, nasce o pecado conforme o segundo versículo acima citado.

Esses dois versículos nos confirmam o entendimento de que o pecado é um ato da vontade do cidadão.

O ato de pecar pressupõe uma atitude, um procedimento, um movimento pessoal do pecador no sentido de praticar o erro.

O pecado está na natureza carnal como nos ensina Gênesis 4.7: “O pecado jaz à porta”, porém somente cometerei um pecado se eu atender a um desejo pecaminoso da minha carne.

Uma pessoa ao ser concebida ingressa na fase da inocência, passará por todo o período de gestação e ainda viverá um tempo nessa etapa da vida, durante o qual não terá condições de agir por vontade própria e, portanto, não estará sujeita a prática do pecado.

Quando a criança deixa a inocência e entra na fase da consciência e começa a ter noção do que é certo e do que é errado, ai então age por conta própria e infelizmente logo é seduzida por satanás e começa a pecar.

Embora a nossa natureza carnal esteja impregnada pelo pecado, se nós conseguirmos fazê-la sucumbir, reduzindo-a à servidão não atendendo seus anseios pecaminosos, não seremos pecadores como nos ensina Tiago 1.15 acima citado, (É verdade, contudo, que tal façanha somente o nosso Senhor Jesus conseguiu realizar).

É necessário que eu me mova no sentido de atender a um desejo ou concupiscência ou qualquer ação carnal abominável pelo Altíssimo para que se consuma o pecado.

Em qualquer hipótese, o pecado será sempre uma atitude pessoal do pecador, ainda que tal procedimento aconteça em sonhos ou mesmo em pensamentos.

Cabe explicar que os sonhos são quase sempre conseqüências da ocupação diária do ser humano, algo que se vê, ou que se sente ou que se faz, ou que traz preocupação, traumas, anseios ou desejos represados no cotidiano e que ficam armazenados no subconsciente das pessoas, e se manifestam quando elas estão repousando.

O simples fato de estar a nossa natureza carnal (que acaba agindo intensivamente sobre a nossa própria carne) impregnada pelo pecado não imputa ao ser humano a identidade de “Pecador”.

Quem peca é o espírito, não é a natureza terrena ou a carne, pois essa já está impregnada pelo pecado.

É preciso, portanto, que a pessoa se mova, agindo no sentido de realizar o pecado para que venha a ser um pecador, e isso é impossível para o recém concebido ou quem está vivendo a fase da inocência.

O ser humano ao nascer traz consigo o vírus do pecado na carne, mas somente será um pecador quando atender a um desejo pecaminoso da carne.

 

Assim enquanto o ser humano não tiver entendimento para agir por livre e espontânea vontade no sentido de praticar o erro,  ele não será um pecador.

 

2 - A PALAVRA DE DEUS ENSINA:

 

A partir de agora faremos uso de outros versículos que irão confirmar as verdades até aqui demonstradas em relação ao pecado:

 

“Que quereis vós dizer, citando na terra de Israel este provérbio: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram?

“Vivo eu, diz e Senhor Deus, não se vos permite mais usar deste provérbio em Israel.

“Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá”. Ezequiel 18. 2 – 4

 

“A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho, A justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele”.

Ezequiel 18. 20

 

“Naqueles dias não dirão mais: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram”.

“Pelo contrário, cada um morrerá pela sua própria iniqüidade; de todo homem que comer uvas verdes, é que os dentes se embotarão”. Jeremias 31.29, 30

 

“Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus”.

Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”.

Romanos 14 :10  e   12

 

Os textos acima citados nos trazem com absoluta clareza a confirmação do que já temos dito anteriormente.

Ninguém paga pelo pecado de outra pessoa: “A alma que pecar, essa morrerá”; “Cada um dará conta de si mesmo a Deus”.

Logo, não tem cabimento o ensino dominante de que temos de pagar pelo pecado de Adão.

Para que a pessoa se transforme numa pecadora é preciso primeiro que ela nasça, ingresse na fase da consciência e aí, então, ao escolher por livre e espontânea vontade a prática do erro, ela se tornará uma pecadora.

 

Isso também nos responde porque

ninguém nasce pecador.

 

3 - ANÁLISE DO ASSUNTO DESDE A CONCEPÇÃO:

 

A seguir veremos informações cada vez mais contundentes, confirmando as verdades citadas.

 

“Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne”. Gênesis 2.24

 

Entendo que este versículo, além de falar da união de um casal formando uma só carne, fala principalmente da conseqüência dessa união, que são os filhos.

Na verdade, a expressão: “serão uma só carne” se consubstancia nos filhos do casal.

Ora, no corpo de um filho está representada a carne de seu pai e de sua mãe. Daí a expressão: "Serão uma só carne".

Um detalhe importante se destaca nesse texto, Deus, falando sobre a união de um casal determina:

 

“Unir-se-á o homem a sua mulher e serão uma só carne”

 

Deus não diz que da união do homem com a mulher resultará um só espírito.   Jamais isso acontecerá.

 

Embora tudo seja feito por obra do Altíssimo, existe algo de muito especial na concepção de uma criança:

 

1- O corpo revestido de carne é o resultado da união do casal. Toda carne procede de Adão.

 

Ex.: O filho carnal traz em seu corpo as características do pai e da mãe, e esses procedem de Adão e nele vem inseridas todas as impurezas pecaminosas que se acumulam desde o primeiro homem .

 

2 - O espírito( a vida ) é dado por Deus  e nada tem a ver com a união dos pais, nem procede de Adão.

 

Ex.: O espírito do mesmo filho acima citado traz em si as características de seu pai, sua mãe, seu vizinho, do gari, do europeu, do africano, enfim de todos os seres humanos e principalmente, traz as características do Todo Poderoso, que é quem o deu, porque foi feito à imagem e à semelhança de Deus logo, o mesmo espírito, não pode receber as influências pecaminosas que começaram em Adão.

 

Assim, toda vez que ocorre a concepção de um ser humano, Deus cria e forma nela um espírito novo, feito a sua imagem e conforme a sua semelhança.

A união do pai e da mãe transmite para o filho as características carnais, mas não transmite as características do espírito, uma vez que essas são dadas por Deus.

 

OBS.: O corpo carnal jamais possuirá a imagem e a semelhança do Todo Poderoso, contudo, trará tais características de seus genitores.

 

Logo concluímos que o corpo, a parte carnal do ser humano, vem do pai da mãe e de Adão, mas o espírito não vem dos pais e muito menos de Adão.

O espírito vem de Deus. 

Vejamos os diversos ensinamentos:

 

“Além disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhávamos com respeito; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, e viveremos?” Hebreus 12. 9

 

“Pois eu não contenderei para sempre, nem continuamente ficarei irado; porque de mim procede o espírito, bem como o fôlego da vida QUE EU CRIEI”. Isaías 57.16

 

“A palavra do Senhor acerca de Israel: Fala o Senhor, o que estendeu o céu, e que lançou os alicerces da terra e que formou o espírito do homem dentro dele”.  Zacarias 12.1

 

“Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles”.

e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu”.  Eclesiastes 12.01 e 07;

 

“Se ele retirasse para si o seu espírito, e recolhesse para si o seu fôlego,

toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó”. Jó 34 . 12 e 14

 

“Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá”. Ezequiel 18. 2-4

 

Ora, Deus é perfeito, é santo e não admite pecado. Como, pois criaria um ser pecador já na sua concepção?

 

Será que Deus iria colocar numa criança recém-concebida um espírito já contaminado pelo pecado?

Criaria o Altíssimo um espírito já morto? Ora, dizer que uma criança já nasce pecadora é o mesmo que dizer que seu espírito já nasceu morto.

É claro que não. Isso é incompatível com o caráter divino, e por que não dizer que é desumano, imputar a um recém-nascido tamanho jugo.

 

Daí, concluímos mais uma vez:  Ninguém nasce pecador.



CONTINUA.......

Nenhum comentário: