sábado, 13 de setembro de 2014

A CARNE DO CORDEIRO - 3ª PARTE





               





CONTINUAÇÃO...




A partir de agora, vamos nos deparar com diversos ensinamentos que virão confirmar as informações até aqui apresentadas, demonstrando que o crente que anda de fato na presença de Deus não será atingido por problemas de qualquer natureza, e mesmo que venha a sofrer alguma ação nociva do inimigo, dela ele sairá vitorioso.

1   -   A primeira páscoa:

                O tema nos leva ao capitulo 12 do livro de Êxodo. Chama à atenção a forma de como o Senhor orienta os filhos de Israel sobre o sacrifício do cordeiro.
                Foi determinado um cuidado todo especial e ninguém poderia contrariar as regras, sob pena de ser eliminado do povo.
                Além de tomar do sangue e passar nos portais e vergas das portas, o povo deveria ingerir, de forma cerimoniosa, a carne do cordeiro sacrificado: 


“Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Ao décimo dia deste mês tomará cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.
 Mas se a família for pequena demais para um cordeiro, tomá-lo-á juntamente com o vizinho mais próximo de sua casa, conforme o número de almas; conforme ao comer de cada um, fareis a conta para o cordeiro.
  O cordeiro, ou cabrito, será sem defeito, macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras,
  e o guardareis até o décimo quarto dia deste mês; e toda a assembleia da congregação de Israel o matará à tardinha:
 Tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambos os umbrais e na verga da porta, nas casas em que o comerem.
 E naquela noite comerão a carne assada ao fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.
 Não comereis dele cru, nem cozido em água, mas sim assado ao fogo; a sua cabeça com as suas pernas e com a sua fressura.
 Nada dele deixareis até pela manhã; mas o que dele ficar até pela manhã, queimá-lo-eis no fogo.
 Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor”.
Êxodo 12.3 – 11


                Qual seria a razão de todo esse cuidado da parte do Senhor com a carne do cordeiro?

A explicação é simples:

A carne do cordeiro simboliza a Palavra de Deus que, por sua vez, é o próprio Senhor Jesus.
               

Assim, o povo todo reunido naquela noite, véspera do dia em que saiu da terra do Egito, ingeriu de forma absolutamente respeitosa e com total cerimônia a carne do cordeiro simbolizando a Palavra de Deus. Nos ensina a Palavra:

“Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor”.

                Essa forma respeitosa e cerimoniosa, rigorosamente recomendada por Deus, lembra uma reunião onde se estuda e se examina com todo temor e respeito a santa palavra de Deus.
Após alguns dias, já no caminho pelo deserto, o Senhor começou a enviar o maná, que é o pão que caiu do céu, outra figura de Cristo ou a própria Palavra de Deus.  
                É interessante observar que o povo tinha a obrigação de ir buscar o maná diariamente pela manhã, e isso fizeram por 40(quarenta) anos, durante todo o tempo em que ficaram no deserto.
                Isso simboliza a conduta do verdadeiro crente que busca diariamente a palavra do Senhor e procura não se desviar de seus caminhos.
                A seguir veremos o resultado do que produz a perfeita observância da Palavra do Senhor.
“Não se envelheceram as tuas vestes sobre ti, nem se inchou o teu pé, nestes quarenta anos”. Deuteronômio 8 . 4
“Mas a eles os fez sair com prata e ouro e entre as suas tribos não houve um só enfermo”. 
 Salmo n. 105 . 37

                O povo de Israel passou 40(quarenta) anos no deserto, e durante todo esse tempo, Deus não permitiu que uma só pessoa fosse alcançada por qualquer tipo de enfermidade, além de inúmeros outros livramentos, embora determinava o castigo, quando ele se desviava.
                Isso aconteceu porque Deus guiava o povo, era o próprio Senhor quem os conduzia através da nuvem durante o dia e da coluna de fogo durante a noite, e porque Israel ingeria o maná diariamente que simbolizava a Palavra de Deus.
                Deus quer que seus filhos o busquem constantemente e d’Ele sempre dependam, Quer dirigir nossa vida cotidianamente. Quer estar ao nosso lado em qualquer situação. 
                Tais argumentos nos levam a uma só conclusão: quem está sob a proteção do Altíssimo, mal algum o alcançará, nem pragas, muito menos enfermidades de qualquer natureza, e com certeza encontrará a morte na sua velhice, como nos ensina Jó 5: 26: “Em robusta velhice virás à sepultura”.

                No deserto, Deus conduziu o seu povo até a terra de Canaã, livrando-o de todo tipo de adversidade, não permitindo inclusive o desgaste de suas vestes e seus calçados, nem permitindo que enfermidade de qualquer natureza o alcançasse.
                Note que o povo de Israel enfrentou inimigos no deserto, contudo, superou a todos eles, porque Deus o guiava dia e noite.
Lá, no deserto, Deus usou de elementos figurativos para nos mostrar a importância de se seguir a Sua palavra.  
A partir de agora veremos a conclusão de todos esses ensinamentos:


2   -   A  Palavra de Deus se revestiu de carne:


Imagino que muitos crentes ainda não saibam que a Palavra de Deus é o próprio Senhor Jesus. Vejamos o ensinamento sagrado:


“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
 João 1 . 1 - 3
“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1 . 14
“Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus”. Apocalipse 19 . 13


                Vê-se, então, que a Palavra de Deus é o próprio Senhor Jesus. Isso nos leva a compreender outros ensinamentos preciosos, como:


“Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; pois neste, Deus, o Pai, imprimiu o seu selo”.
 João 6 . 27
“Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. João  6 . 33
“Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede”.  João 6 . 35
“Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”. João 6 . 38
“Eu sou o pão da vida. João 6 . 48
 “Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra”. João 6 . 50
 “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne”.
 João 6 . 51
 “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
  Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
  Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
  Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”.  João 6 . 53 - 56
“Depois me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, e vai, fala à casa de Israel”. 
 “Então abri a minha boca, e ele me deu a comer o rolo.
“E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel”.
Ezequiel  3 . 1 , 2 e 3


                Vemos então o próprio Senhor Jesus ensinando que a sua Carne verdadeiramente é comida, etc, que Ele é o pão vivo que caiu do Céu.
Na citação de Ezequiel 3:3, vemos o profeta declarando a sua satisfação em ingerir a Palavra, e o agradável paladar que ela produzia em sua vida. A carne de Cristo é a própria Palavra de Deus.
                Percebemos ainda que o Senhor associa Carne à comida e Sangue à bebida.
                O Sangue nos fala do ato de acreditar, do nascer de novo, da atitude de alguém aceitando a Cristo como único e suficiente salvador.
                A carne fala do alimento cotidiano, da busca diária da Palavra de Deus. O versículo abaixo nos mostra bem essa situação.

“Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede”.   João 6 . 35

                Ou seja, quem busca a palavra não terá fome e quem crê na Palavra alcança a salvação de sua alma, porque creu na obra do Senhor Jesus.

                Os ensinamentos acima citados nos demonstram com clareza que o Nosso Senhor Jesus Cristo é a própria palavra de Deus que, por sua vez, é a carne que nos proporciona saúde, que imuniza nosso corpo contra qualquer tipo de ação maléfica do inimigo e que, sobretudo nos proporciona a vida eterna.

                Repetindo aquilo que já dissemos no início, o crente que permanece na presença de Deus, que observa os seus ensinamentos e os aplica na sua vida diária, está livre de qualquer adversidade, qualquer ação do maligno e de toda sorte de enfermidade. Encontrará a morte em robusta velhice e depois a vida eterna com Cristo Jesus.



CONTINUA...

Nenhum comentário: