sábado, 13 de setembro de 2014

A CARNE DO CORDEIRO - 2ª PARTE







CONTINUAÇÃO...



                Certamente alguém questionará:

Mas o que dizer sobre as enfermidades que acontecem para que se manifeste a glória de Deus?  como por exemplo:

“Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
 Respondeu Jesus: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus”.   João 9. 2,3.

            A leitura do versículo dois (acima citado), nos induz a acreditar que os discípulos tinham a consciência clara de que toda doença é consequência de pecado.   
  
Note que casos como o citado acima, constituem exceções, e não nos cabe questionar a autoridade do Todo Poderoso, muito menos limitar suas ações. Quem somos nós para de tal forma proceder?
                Contudo, a regra geral é obedecer a Palavra de Deus, é observar as orientações nela contidas e acreditar piamente nas promessas que acompanham tais ensinamentos, pois eles procedem da boca do Todo Poderoso.

                 “Ouçamos” a voz do Senhor:


“Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra;
  (...)e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus:
  Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.
  Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.
  Bendito o teu cesto, e a tua amassadeira.
  Bendito serás quando entrares, e bendito serás quando saíres.
  O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos rugirão da tua presença.
  O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo a que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que o Senhor teu Deus te dá.
  O Senhor te confirmará para si por povo santo, como te jurou, se guardares os mandamentos do Senhor teu Deus e andares nos seus caminhos.
   Assim todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do Senhor, e terão temor de ti.
  E o Senhor te fará prosperar grandemente no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto do teu solo, na terra que o Senhor, com juramento, prometeu a teus pais te dar.
 O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar à tua terra a chuva no seu tempo, e para abençoar todas as obras das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.
E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás por cima, e não por baixo; se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, para os guardar e cumprir,
  não te desviando de nenhuma das palavras que eu hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, e não andando após outros deuses, para os servires”. 
 Deuteronômio 28.1– 14



                Aí estão promessas da Palavra de Deus, destinadas a todos aqueles que andam nos seus caminhos, que não se desviam nem para a direita nem para a esquerda.
A propósito, vale observar que o Espírito Santo de Deus está sempre nos orientando sobre a maneira correta de como devemos viver e nos conduzir em qualquer área de nossas vidas, inclusive no que se refere a saúde. Vejamos um caso prático que aconteceu com este Autor:
Nunca tive disposição para praticar exercícios individuais.
Há cerca de um ano vivendo uma vida sedentária, sem praticar qualquer atividade física, alguns problemas de saúde vinham constantemente me ocorrendo, como, por exemplo, alterações na pressão arterial e disfunção intestinal.
Apesar disso, não me animava em hipótese alguma a praticar exercícios físicos. Meu filho mais velho me convidava insistentemente a lhe fazer companhia em suas caminhadas, porém, eu jamais o acompanhava, e não admitia fazê-lo.
Estudando diariamente a Palavra de Deus eu pedia ao Senhor que me curasse daqueles problemas de saúde.   
Após algum tempo buscando a Deus nesse sentido, um conflito começou a se estabelecer em minha cabeça:
-              “Você precisa caminhar – dizia a voz insistentemente”.
 Mas eu não quero fazer isso, não consigo, não posso!” –   Eu dizia a mim mesmo.
Essa batalha durou um bom período até que minha resistência se rendeu a voz do Espírito.
Um belo dia resolvi fazer uma curta caminhada, e senti um prazer indizível naquele feito.
Notei que havia algo muito forte me impulsionando a continuar os exercícios. Passei então a fazer sistematicamente as caminhadas.
Hoje, faço um percurso de 10 km, 3 vezes por semana, correndo 5 km na ida e caminhando  na volta.  E não consigo mais ficar sem praticar tais exercícios.
Chamei tal exercício de “Caminhada de Adoração” por sentir a presença do doce Espírito Santo em todo percurso e por entender que tais atividades aconteceram por orientação divina.  
Grande foi a minha satisfação, pois todos os problemas de saúde que eu tinha simplesmente desapareceram.  
                Se eu não tivesse atendido as orientações do Espírito Santo, além de estar pecando (Provérbios 6. 9,10,11 , 21.25 e 26.14, Tito 1.12), certamente estaria vivendo uma vida de intenso desconforto, tomando remédios diariamente e quem sabe, com graves problemas de saúde.
                Quero registrar com esse testemunho que o Espírito Santo está sempre nos ensinando em todas as áreas de nossa vida, inclusive prevenindo possíveis disfunções orgânicas.
                Vimos no caso acima que os problemas de saúde podem ocorrer inclusive na vida de quem vive parado e não exercita seu corpo o que é também pecado.
Os mesmos problemas podem surgir por ingestão irregular de alimentos. Analisemos o caso de uma pessoa que precisa de 2.000 calorias diárias para se manter, mas, ingere 3.000. Esse individuo também, está cometendo um pecado ( Lucas 21.34, Romanos 13.13, I  Pedro 4.3) e estará atraindo para si a possibilidade de diversos problemas de saúde como obesidade, alto colesterol, disfunção arterial, derrames, diabetes, enfarto do miocárdio, etc.
Quem anda nos caminhos do Senhor conta com a doce companhia do Espírito Santo de Deus e esse será um orientador constante e ensinará ao servo do Altíssimo a quantidade de calorias que seu organismo precisa. O mesmo Espírito informará ainda o que deve ou o que não se deve ingerir, o que deve ou o que não se deve fazer, etc.
Lembro-me ainda de outro fato que comigo aconteceu:
Desde criança, sempre fui viciado no uso de café e ingeria essa bebida de forma abundante. A todo o tempo ouvia dizer que esse hábito não me era saudável, porém, nunca dei a menor importância, jamais parei para pensar no assunto, em que pese as constantes insônias que me faziam passar as noites em claros.
Á cerca de um ano, quando passei a permitir a intensa ação do Espírito Santo em minha vida, comecei a sentir algo me avisando constantemente: “Você precisa diminuir o uso de café”.  A resistência do vício me manteve irredutível por algum tempo, porém, certo dia resolvi iniciar uma gradativa redução da bebida.

Foi somente a partir dessa época, após os meus 48 anos de idade, que percebi o quanto o café me fazia mal. Hoje, não tenho mais problemas de insônias. Note que sempre fui advertido pelas pessoas que me cercavam, mas nunca as atendi, porém, quando o Espírito me orientou eu resolvi obedecer e se após ter tido essa compreensão eu continuasse no erro, estaria cometendo um pecado que poderia me trazer danos à saúde. 


continua....

Nenhum comentário: