sexta-feira, 30 de agosto de 2013

MORTO POR QUATRO DIAS - 4ª PARTE



...... CONTINUAÇÃO....


2.3  -  Morrer espiritualmente e ressuscitar – “Ainda que estejas morto viverás” (João 11.25): Aquele que está morto espiritualmente mas creu na Palavra do Senhor:  Situação vivida por Lázaro.


                  Em Lázaro, o Senhor nos apresenta a situação vivida por praticamente todas as pessoas que aceitaram e hão de aceitar o sacrifício de Jesus na Cruz do Calvário.
                   Lázaro nos fala do morto espiritual que, após se conscientizar do seu estado de incapacidade absoluta e ouvir a Palavra de Deus, entrega-se totalmente, reconhecendo ainda a impossibilidade de viver na presença do Senhor caso não se arrependa de seus pecados e após adotar tal decisão, ressuscita espiritualmente para a vida com Cristo.
                   É curioso observar que as Escrituras nada relatam sobre a vida pregressa de Lázaro, aliás, não se conhece qualquer palavra que porventura ele tenha pronunciado.
                   Ponho-me a pensar no silêncio daquele homem e concluo que tal conduta nos fala muito mais do que muitas palavras.
                   De fato, se Deus conhece cada fio de cabelo de nossas cabeças, também conhece o estado de cada pecador e as necessidades de todos antes mesmo que façamos qualquer pedido ou ponderação em nosso favor.
                   É oportuno lembrar o ensinamento de nosso Senhor no evangelho de Mateus, condenando aqueles que falam demais. Diz-nos o Mestre que as palavras do homem devem ser “sim, sim e não, não, pois o que disso passar é de procedência maligna”.
                   Pensando bem, o pecador não tem mesmo o direito de falar qualquer coisa. Deus nos proporcionou riquezas imensuráveis e jogamos tudo fora um dia, assim como fez o filho pródigo, um tipo de Lázaro que, aliás, após as aventuras dos “bons” dias e finalmente achar-se no “fundo do poço”, dirigiu-se ao Senhor apenas para reconhecer seu estado pecaminoso.
                   O silêncio é de fato o melhor comportamento que o pecador deve adotar se pretender a liberdade espiritual.  Estar calado na presença de Deus e apenas obedecer, eis a conduta ideal. Foi exatamente esse o comportamento de Lázaro, que, ao ouvir a diretriz do Senhor: “Lázaro vem para fora...”(João 11.43), obedeceu e saiu livre da morte.
                   Marta, a irmã de Lázaro, que, como o irmão também era uma pessoa morta espiritualmente, falava de mais e suas palavras sempre resistiam ao Senhor e guardavam o cunho de competir com o Mestre, conduta essa que explica o fato de não ter sido ela alcançada pela ressurreição espiritual.
                   Lazaro permaneceu em silêncio o tempo todo como quem entendesse a sua situação pecaminosa em cuja boca somente caberiam mesmo as palavras do publicano que nem mesmo ousava levantar os olhos ao céu, mas batia no peito dizendo: “Senhor, tem misericórdia de mim pecador”(Lucas 18.13) e por isso foi coroado com a ressurreição de entre os mortos.

                   Além das particularidades acima destacadas, outros ensinamentos importantes estão presentes no assunto examinado:


2.3.1   -    O Amor de Deus alcança a todos os seres humanos indistintamente:


                   De fato, Deus não escolhe pessoas para endereçar seu infinito amor. Os versículos abaixo nos revelam que o Senhor amava os três irmãos de Betânia, sem considerar o estado espiritual de cada um:

“Mandaram, pois, as irmãs dizer a Jesus: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas”.
“ Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro”.
“E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono”. João 11. 3,5,11


                   Outro entendimento importante nos assegura o texto em destaque e a mensagem como um todo:

a)          MARIA: era filha de Deus – Escolheu a boa parte (Lucas 10.42) Jamais saiu da presença do Pai. Não chegou a morrer espiritualmente.  Jesus amava Maria.

b)         MARTA: era inimiga de Deus – Escolheu a pior parte (Lucas 10.42), deixou a presença do Pai, morreu espiritualmente, separou-se definitivamente de Deus e não creu (João 11.23-27, 39-40), logo não aceitou a reconciliação através de Jesus Cristo, permanecendo morta. Jesus amava Marta.


c)          LÁZARO: era amigo de Deus (João 11.11) – Deixou a presença do Pai, morreu espiritualmente, mas aceitou a reconciliação (João 11.44) através de Jesus cristo e se transformou em filho por adoção( Ef. 1.5). Jesus amava Lázaro.

Note que JESUS CRISTO amava os três irmãos da mesma forma, sem se importar com a situação espiritual de cada um, EXATAMENTE COMO AMA A TODO SER HUMANO INDISTINTAMENTE.   
                 
A Palavra de Deus nos ensina que Cristo em todo tempo ama o amigo e na angústia nasce o irmão, (Provérbios  17.17).


O quarto dia da morte espiritual coincide com o ponto máximo de angústia que pode acometer um ser humano. É nesse momento que o homem entende que Deus é tudo e que nada tem mais importância e é nesse momento que nasce um irmão como ensina o versículo acima ou que acontece o milagre da salvação ou a ressurreição espiritual de uma pessoa, foi nesse momento que aconteceu a ressurreição de Lázaro. 


...CONTINUA... 

Nenhum comentário: