sexta-feira, 30 de agosto de 2013

MORTO POR QUATRO DIAS - 2ª PARTE




....CONTINUAÇÃO...



2 -   Os 3 irmãos, Maria, Marta e Lázaro representam o conjunto dos seres humanos e a situação espiritual de cada pessoa:


         Neste tópico, vamos demonstrar que o Senhor se utiliza da figura dos 3(três) irmãos para representar espiritualmente todos os seres humanos.
Observe que as Sagradas Escrituras não nos trazem qualquer relato sobre a existência dos pais carnais daquela família de 3(três) irmãos, os quais certamente existiam.
Ora, a referência aos pais carnais não podia mesmo ser feita, uma vez que, os 3(três) irmãos representam espiritualmente todo ser humano e Deus é o pai de todos os espíritos e não o homem carnal. Nesse caso, a paternidade daquela família ou de todos os seres humanos deve ser conferida ao Criador de todas as coisas.   

“Além disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhávamos com respeito; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, e viveremos?”  Hebreus 12.9

Seguindo esse raciocínio, uma orientação muito importante do Senhor cabe ser destacada de imediato:

“Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”;
 “e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto?”
 João 11. 25,26

         Cabe observar que, no texto acima, o Senhor estabelece um claro confronto com a definição dominante no meio evangélico, dando conta de que todos nascem pecadores e o leitor precisa estar atento ao ensino oferecido.
         O texto sagrado em destaque nos dois versículos acima citados apresenta três situações possíveis aos seres humanos:


2.1 – Viver sem conhecer a morte espiritual – Aquele que vive e crê nunca morrerá (João 11.26)- 

2.2 – Morrer espiritualmente e não ressuscitar- Aquele que não crêr (João 11.25)- 

2.3 - Morrer espiritualmente e ressuscitar – Quem crê em mim ainda que esteja morto viverá (João 11.25) .



Nestas três possibilidades se enquadra perfeitamente a família de Betânia: MARIA,  MARTA e LÁZARO respectivamente.


2.1  -  Viver sem conhecer a morte espiritual - Aquele que vive e crê (Jo. 11.26) -  NUNCA MORRERÁ  - Situação vivida por Maria.


          O Senhor demonstra neste caso, a possibilidade posta diante de cada ser humano, de nunca passar pela morte espiritual, o que somente ocorreria se o homem fosse obediente a Deus desde o princípio e não ingressasse no pecado.
                    Note que a possibilidade de não se conhecer a morte espiritual existe e foi declarada pelo nosso Senhor, porém nenhum ser humano jamais conseguiu tal façanha, ou seja: todos, mais cedo ou mais tarde, após o ingresso na fase da consciência, acabaram pecando e morrendo espiritualmente, e isso nos ensina a Palavra de Deus em Romanos 3.23.
          O único homem que conseguiu alcançar tal feito foi o próprio Senhor Jesus.
Observe que o exame do texto de João 11.26 exclui a possibilidade de se interpretar que a referência do Senhor fosse endereçada ao ser humano que ressuscitou espiritualmente e passou a viver, uma vez que ele já morreu um dia, e se já morreu um dia, não pode ser enquadrado na expressão “Nunca morrerá”, do mesmo ensino sagrado, porque já morreu um dia.
Nada obstante, o Senhor lança mão da figura de MARIA para representar esse tipo de ser humano - aqueles que nunca morreriam espiritualmente, se não ingressassem no pecado.
Note ainda que não se pretende definir aqui a situação espiritual particular de cada um daqueles três irmãos, até porque pouco se sabe sobre suas vidas pessoais antes e depois do advento do Messias.
Num dado momento, porém, da vida daquelas pessoas, seus personagens foram usados por Jesus para representar a situação espiritual da humanidade, lembrando que a conduta que deles se registrou nas Escrituras Sagradas nos assegura uma impressionante coerência com as definições estabelecidas.
É oportuno observar que o contexto dos dois versículos acima citados (João 11.25 e 26) nos deixa clara a informação prestada pelo próprio Senhor Jesus de que a vida foi dada a todos indistintamente e esse é o ponto mais importante do ensino.
A morte espiritual é um agente secundário no enfoque examinado e veio depois pela prática do pecado.


Veja o esclarecimento:

JOÃO 11.25 -“Todo aquele que crer, AINDA QUE esteja morto viverá”.

A expressão “AINDA QUE” inserida no meio da frase transmite a idéia de que o complemento do texto (esteja morto) tem importância secundária.
A vida é a dádiva original e começa na concepção de cada ser humano e não em Adão, onde se iniciou a era humana.
A morte espiritual vem depois como conseqüência da maldade de cada pessoa. Ninguém morre espiritualmente por conta do pecado de Adão. Cada um dará conta de si mesmo a Deus ( Rom. 14.12)

 
JOÃO 11.26 - “Todo aquele que vive e crê NUNCA MORRERÁ”.  


   Observe que esse versículo nem cogita a possibilidade de morte espiritual.

Logo entendemos que a vida é o bem maior e foi dada a todos indistintamente.

Ora, só pode morrer aquele que está vivo, logo, eis aí mais uma revelação dando-nos conta de que ninguém nasce pecador.
Ninguém nasce morto espiritualmente, todos nascem com vida e sem pecado, conforme já temos exaustivamente explicado.
Ninguém nasce pecador. Uma coisa é ter a natureza pecaminosa, outra é ser um pecador.
À respeito de MARIA, as particularidades vividas por aquela filha de Deus nos permitem associar a sua imagem à figura de uma pessoa que de fato não morreu espiritualmente, sendo usada pelo Senhor para incorporar o texto de João 11.26.Vejamos:


A)   O primeiro contacto com a Palavra de Deus:

“Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra”. Lucas 10.39

                            Maria demonstra interesse pela Palavra de Deus, logo, quando essa lhe vem ao encontro, e ao sentar-se aos pés de Jesus, revela postura de humildade e de submissão aos preceitos divinos.
                            Tal postura conferiu àquela mulher um decreto de Jesus que marcou desde então, a sua situação espiritual:

                                 “entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”.Lucas 10.42

Maria entendeu o recado do Senhor e escolheu a melhor parte. Observe que é no versículo acima que o Senhor define a situação espiritual de MARIA.
Esse texto sagrado nos traz à memória outro importante ensinamento mais antigo falando-nos da mesma maneira:

“O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,” Deuteronômio 30.19
                           
                            Num dado momento da vida de cada ser humano, esses dois caminhos lhe são oferecidos: a vida e a morte espiritual. Maria escolheu a vida. Jesus é o caminho a verdade e a vida. Maria escolheu Jesus.     Ao escolher a vida, Maria deixou o caminho da morte espiritual, conforme ensinado pelo próprio Senhor.


B)  Uma postura de fé e confiança inabalável:


“Marta, pois, ao saber que Jesus chegava, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou sentada em casa”. João 11.20


        Veremos mais adiante que Marta saiu ao encontro do Mestre com o propósito de criticá-lo e até questioná-lo pela demora; MARIA, porém, aguardava resignada, com fé e confiança a ação de Jesus a quem tanto amava, como alguém que tinha a certeza de que o Senhor iria ressuscitar o ente querido.


C) A adoração da serva confiante:

Tendo, pois, Maria chegado ao lugar onde Jesus estava, e vendo-a, lançou-se-lhe aos pés e disse: Senhor, se tu estiveras aqui, meu irmão não teria morrido”. João 11.32



        Ao ver Jesus, primeiramente Maria se lança aos seus pés, numa postura de adoração e depois faz uma carinhosa confissão de confiança.
        Nessa passagem o comportamento daquela mulher emocionou o coração do Mestre sendo a única vez em que as Escrituras registram textualmente as lágrimas de Jesus motivadas pela incredulidade do ser humano.
Ao dizer “Senhor, se Tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido”, a filha de Deus mostrava ao Mestre querido que a maioria dos seres humanos rejeitam a presença de Jesus em suas vidas e que o Senhor não está presente em seus corações.   



....CONTINUA....


Nenhum comentário: