domingo, 14 de abril de 2013

O JUMENTINHO INVENCÍVEL





Este tema, num primeiro momento, pode até parecer um pouco estranho, afinal, esse animal – o Jumento teve a sua imagem denegrida ao longo do tempo, no imaginário popular, sendo sempre associada a fatos ou atitudes marcadas pela carência de entendimento.

Aí está, todavia, uma tremenda falácia.

Quando saímos numa peregrinação em busca da lógica e das razões que motivaram o estabelecimento desse estigma, rapidamente nos deparamos com as contradições envolvendo o assunto e o bom senso passa a recomendar de forma clara uma definição absolutamente inversa sobre esse antigo habitante de nosso planeta.
Na verdade a imagem desse ser vivo deveria ser associada ao exemplo de superação, resistência, força, paciência e por que não dizer: de sabedoria, pois, sua performance o converte sem dúvidas num símbolo de resistência e habilidosa adaptação às regiões áridas e semi-áridas do mundo inteiro, inclusive do nosso nordeste brasileiro, característica que não se encontra na maioria dos outros animais.
De fato, poucos são os seres que conseguem superar às intempéries oferecidas nas regiões áridas e examinando o assunto sob a ótica que mais nos interessa no momento, podemos especular no benevolente mamífero a figura de um ser que se curva ao jugo do homem sem reclamar e de uma forma subserviente se sucumbe ao cativeiro que lhe é imposto, do qual não se liberta, mas, que rompe as dificuldades de forma serena e tranqüila, que supera as adversidades com paciência e persistência, que não se entrega jamais.
Neste estudo mostraremos esse simpático animal se prestando a um importantíssimo papel, sendo usado por nosso amado Salvador para nos trazer um ensino maravilhoso. Vamos ao capitulo 11 do Evangelho de Marcos.

1 -      Logo que se aproximaram de Jerusalém, de Betfagé e de Betânia,  junto ao Monte das Oliveiras, enviou dois de seus discípulos
2 - e disse-lhes:  Ide a aldeia que está defronte de vós, e, logo, que ali entrardes , encontrareis preso um Jumentinho, sobre o qual ainda não montou homem algum, soltai-o e trazei-no.
3 - e se alguém vos disser: Por que fazeis isso? Dizei-lhe que o Senhor precisa dele, e logo o deixará trazer para aqui.
4 - e foram, e encontraram o jumentinho preso fora da porta, entre dois caminhos . e o soltaram.
5 - e alguns dos que ali estavam lhes disseram: que fazeis soltando o jumentinho?
6-   Eles porem disseram-lhes como Jesus lhes tinha mandado e deixaram-nos ir.
7 - e levaram o jumentinho a Jesus e lançaram sobre ele os seus vestidos e assentou-se sobre ele.
11 -    e Jesus entrou em Jerusalém, no templo e tendo visto tudo em redor , como fosse já tarde, saiu para Betânia com os doze.

É importante observar que esse capítulo 11 do evangelho de Marcos delineia  todo o trajeto espiritual do ser humano, passando pela conversão, conduta do convertido e batismo nas águas.

No texto sagrado acima descrito, o Senhor nos proporciona uma generosa demonstração sobre passos importantes na vida do ser humano, cuja explicação assim procedemos:

1 -   O animal ainda não havia sido montado por homem algum.     Vs.  2.

O Senhor aqui, nos traz uma clara alusão à existência de um período na vida do ser humano, durante o qual, não existe jugo.

Esse período é a fase da Inocência.

A expressão: “Sobre o qual ainda não montou homem algum”, não nos deixa dúvidas quanto ao entendimento acima.
Aqui está uma das várias vertentes bíblicas, demonstrando claramente que NINGUÉM NASCE PECADOR, conforme estudo que já fizemos estando presente aqui no blog.

O jugo do pecado escraviza o ser humano, após o ingresso na fase da consciência.
De fato, o pecado não incide na vida do homem durante a fase da inocência, transformando-se em jugo apenas quando o ser humano ingressa na fase da consciência e desde então, satanás, passa a subjugar a obra-prima de Deus, sendo servido por ela enquanto não ocorrer a libertação que somente o Senhor Jesus pode oferecer.

Alguns ensinamentos do Senhor nos evidenciam essa realidade na vida do ser humano. Vejamos:
 
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.  Mateus 11:29 .

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Mt. 6.24


E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 

Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres?


Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. 


João 8:32-34

  
2 - O animal estava preso entre dois caminhos e fora da porta.

Os dois caminhos aqui, mencionados nos falam do momento exato em que a fase da consciência chega para o ser humano e a criança passa a ter conhecimento do bem e do mal.
A expressão “fora da porta” nos mostra que, mesmo a criança no momento que conhece o que é certo e o que é errado, quando ingressa na fase da consciência, precisa entrar pela porta que é o próprio Senhor Jesus, se quiser ser salva da perdição eterna.
Isso equivale dizer que a criança, quando passa a ter entendimento, deve tomar a decisão de obedecer a Palavra de Deus, pois, se não o fizer estará automaticamente rejeitando o caminho da salvação.
A expressão: “preso entre dois caminhos”, nos mostra que todo ser humano está alienado (penhorado) a satanás desde a concepção (salmo n.58.3), uma vez que, a estrutura do homem (não o homem) é pecaminosa desde a concepção (Salmo n. 51.5).
O espírito humano é formado dentro dessa estrutura pecaminosa que é o nosso corpo( Zac. 12.1), estando portanto preso a ela e somente poderá ser liberto pela ação salvadora de Jesus Cristo.
Durante a fase da inocência a criança recebe uma proteção divina (Mt. 18.10 e 14) e se vier a morrer durante essa fase, terá sua salvação garantida, mas, quando termina esse período, precisa escolher um dos dois caminhos (o bem ou o mal, seguir a Jesus ou a satanás) exatamente quando ingressa na fase da consciência.
Infelizmente todos acabam ingressando no caminho da perdição, e desde então se encontram encarcerados pelas ilusões de satanás e as algemas do maligno, nada mais é do que: a desobediência, as riquezas, os prazeres deste mundo, a vaidade, o orgulho, as magoas e ressentimentos, etc  e precisam receber a libertação que somente Jesus Cristo pode oferecer.


Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 
Romanos 3:23

3 - Soltai o Jumentinho e trazei-no:

Compete aos discípulos de Jesus Cristo, a pregação do evangelho, anunciar as verdades sagradas, para que o Espírito Santo possa operar e levar o pecador aos pés do Senhor.
No momento em que o homem entende e aceita a obra de Cristo, ocorre a libertação de um ser que estava preso sob o domínio de satanás.
Parece-me oportuno trazer uma ilustração, sobre um fato que aconteceu comigo:

  Andava eu numa trilha, numa região do estado da Bahia, onde temos uma propriedade rural. Essa trilha era cercada por todos os lados, por uma mata alta, fechada e muito intensa.
De repente, algo me chamou a atenção fora da trilha, e atraído segui ao som que vinha do outro lado, som esse que se distanciava a medida que eu me aproximava.
Num dado momento, eu percebi que estava perdido na mata fechada, e buscava em todas as direções, nas não reencontrava a trilha. A aflição e o desespero começaram a se apoderar de mim. Muitos pensamentos negativos vieram à minha cabeça naquele momento e continuei alucinadamente procurando o caminho, e após muito sofrer, eis que encontrei da trilha.
Ao reencontrar o caminho, UM ALÍVIO, UMA ALEGRIA INDESCRITÍVEL tomou conta de meu ser.

        Pois é exatamente esse tipo de alegria que se apodera daqueles que tomam a decisão de aceitarem o sacrifício do Senhor e se reencontrarem com Cristo, libertando-se da prisão de satanás .
       

4 - Sobre o Jumentinho puseram as vestes de Jesus:

No momento em que o pecador aceita o sacrifício do Senhor Jesus na cruz do calvário, imediatamente ocorre uma troca de posição.
O pecador recebe as vestes de Jesus, ficando parecido com o Filho de Deus, por isso a ira de Deus dele se desvia. O Pai nos vê através de seu filho.
Jesus assume o lugar do pecador, colocando sobre si a vestimenta pecaminosa do ser humano.  Deus cobra em seu filho todos os nossos pecados, II Cor. 5.21.

5 - Sobre o Jumentinho Jesus assentou-se:

A partir do instante em que o pecador aceita Jesus como seu salvador, o Espírito Santo de Deus passa a dirigir a vida do novo convertido, que troca o jugo de escravidão, dor e sofrimento, imposto por Satanás, pelo jugo de Paz, alegria, felicidade plena e liberdade perpétua, oferecido pelo Filho de Deus, e passa a ser propriedade exclusiva do Senhor.

Vinde a mim todos que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei;
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas;
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mat. 11.28-30

6 - O Jumentinho entra vitorioso em Jerusalém

Sob a inteira orientação do Senhor, o crente jamais conhecerá a derrota, será sempre vitorioso em qualquer situação. Rom. 8.37.



Vemos então o Senhor utilizando, esse velho guerreiro do reino animal, que presta uma importante colaboração ao criador de todas as coisas, para explicar um fato de natureza espiritual, marcante no reino celeste.
Temos ainda a contar, que o Jumento é também um grande vencedor na sua própria dimensão. Suas características particulares nos revelam, o comportamento de um ser pacato, tranqüilo, que nunca se desespera, jamais se apressa, age no momento certo, espera o momento adequado, vence sempre as adversidades climáticas, a escassez de alimento, a falta d’água e tantas outras intempéries presentes no deserto e nas terras áridas ou semi-áridas.
Ponho-me então a pensar na trajetória do fervoroso servo de Deus aqui neste mundo.
Quantas lutas, tantas adversidades, quantas vezes as lágrimas lhe vieram, quantas ciladas e ardis preparados pelo inimigo?
Nada obstante, o homem de Deus não se desespera, pelo contrário, permanece firme ante a todos os desafios, pois, sabe perfeitamente que com Cristo sempre vencerá e assim, como aquele Jumentinho que entrou vitorioso em Jerusalém levando Jesus, nós também entraremos triunfantes na Jerusalém celestial com nosso Salvador após superar todo o deserto de nossas vidas vivida nesse universo material.



Nenhum comentário: