quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O JARDIM DO ÉDEN É AQUI MESMO - 5ª PARTE




.... CONTINUAÇÃO






    O JARDIM DO ÉDEN É AQUI MESMO
                                                             

           5ª. PARTE


O NOSSO CORPO COMO SANTUÁRIO DE DEUS COMPLEMENTA A PLENITUDE DO JARDIM DO ÉDEN.




Vimos no primeiro subitem que o Planeta terra é o próprio Jardim do Éden, porque nele opera a vontade, a presença e a santidade de Deus.
De fato, podemos comprovar a todo instante a presença do Senhor agindo fortemente em nosso planeta. Basta que observemos a intensa formação de vidas diversas e o mistério que envolve as suas criações, a sustentação dos elementos naturais e as condições que possibilitam a sobrevivência dos mais variados seres, o impressionante equilíbrio da natureza e a ordem espetacular que domina o meio ambiente, etc.
Somente o nosso Deus tem força, poder, sabedoria e santidade para manter tudo isso funcionando na mais perfeita harmonia e equilíbrio, como podemos contemplar a qualquer instante.
Somente a desastrada intervenção humana é capaz de pôr em risco a harmonia da natureza, como frequentemente acontece.
Ressalte-se mais uma vez que o Jardim do Éden é o lugar onde opera a vontade, a presença e a santidade de Deus.
Nesse sentido, cabe-nos registrar os seguintes versículos:

“e desci para o livrar da mão dos egípcios, e para o fazer subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel; para o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu”. Êxodo 3.8

“Então o Senhor possuirá a Judá como sua porção na terra santa, e ainda escolherá a Jerusalém”. Zacarias 2.12

Note-se que os dois textos sagrados acima citados nos falam de uma terra santa. O primeiro mostra claramente que existem inimigos na terra em que mana leite e mel, os quais precisam ser expulsos, a fim de que se instale a santidade de Deus.
Essa terra santa, em que mana leite e mel é na verdade uma indicação do Senhor para um lugar que complementa o próprio Jardim do Éden, porque aí está operando a presença, a vontade e a santidade de Deus, e mais do que isso, o Senhor sinaliza para a preparação de um lugar onde Ele próprio irá habitar.   

Vejamos esse outro texto sagrado:

“E dirão: Esta terra que estava assolada tem-se tornado como jardim do Éden; e as cidades solitárias, e assoladas, e destruídas, estão fortalecidas e habitadas”. Ezequiel 36.35

Aqui o texto sagrado nos fala da mesma terra santa, que estava praticamente destruída e foi recuperada pelo poder de Deus.
Em todos esses casos existe uma inevitável convergência de raciocínio, conduzindo o nosso entendimento para uma terra santa onde opera a presença, o poder, a vontade e a santidade do Criador.
Todos esses argumentos nos levam a repousar num lugar ainda muito mais especial – o nosso corpo.

O nosso corpo é na verdade a terra mais almejada por Deus para nela instalar seu santuário.

Quando aceitamos a Cristo como nosso único e suficiente Salvador essa terra tão complicada que é o nosso corpo, está infestada de inimigos (espíritos imundos), problemas, hábitos impuros, traumas (sementes malignas), assim como estava a terra de Canaã quando nela chegou o povo de Israel.
Assim como Josué precisou expulsar todos os inimigos que estavam instalados na terra prometida, nós também, como Josué, precisamos expulsar os inimigos, limpando totalmente o nosso corpo para que venha a ser o Santuário do Altíssimo e se transforme numa terra em que mane leite e mel como prometido pelo Senhor, aliás, o próprio sr. Jesus também nos deixou o mesmo ensino, quando expulsou do templo todos os cambiadores (Lucas 19.45-48) .
Precisamos entender que o alvo da limpeza feita por nosso Senhor, é o nosso corpo e não um templo físico feito por mãos de homens.
No dia em que conseguirmos realizar essa importante obra: uma limpeza total em nosso corpo como templo e santuário de Deus, expulsando ou reduzindo a escravidão todo vício carnal cuja presença impede a ação divina então essa nossa terra – o nosso corpo - será santa e dela manará leite e mel como nos ensina a palavra de Deus e será o complemento necessário para que se alcance a plenitude do Jardim do Éden, porque nela estará operando o poder, a presença, a vontade  a santidade do Criador, e a morada do Altíssimo.

Notemos a seguir uma estreita relação entre outros textos sagrados:

a)  – Os querubins protegem o Jardim do Éden:

“E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins,...”. Gênesis 3.24

b) – Os querubins protegem a Arca do concerto:

“Também farão uma arca de madeira, de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura”.
Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.
Farás um querubim numa extremidade e o outro querubim na outra extremidade; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele.
Os querubins estenderão as suas asas por cima do propiciatório, cobrindo-o com as asas, tendo as faces voltadas um para o outro; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório”.
Êxodo 25. 10,18-20

Note-se que os querubins promovem uma ação protetora no lugar onde está a presença de Deus.
Nos textos acima citados, tanto o Jardim como a Arca, simbolizam a terra de nosso corpo.




c) – Os anjos de Deus nos protegem quando somos o seu santuário:

“ O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra”. Salmo n. 34.7
“Não são todos eles (anjos) espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?” Hebreus 1.14

Aqui vemos o complemento de nosso raciocínio. Quando o nosso corpo é o Santuário de Deus, ou seja, quando o Senhor está presente habitando em nós, os anjos de Deus acampam-se ao nosso redor, protegendo-nos como tabernáculos e arcas de Deus, condutores da santidade, da presença, do poder e da morada do Todo Poderoso.
Quando essa maravilhosa situação acontece, ou seja, com o nosso corpo sendo a morada e a própria presença do Altíssimo, ocorre a tão almejada harmonia entre o ser humano e a terra onde vive. Ambos (homem e planeta terra) são, desde então, a própria expressão da presença do Criador, e nessas condições o homem vive a plenitude do Jardim do Éden.
Note-se que o ser humano, que não permite a transformação de seu corpo no santuário de Deus, jamais compreenderá essa maravilhosa verdade, viverá no Jardim do Éden, mas como um animal irracional, sem o menor entendimento sobre toda a grandeza do Senhor, porque um dia foi expulso do mesmo Jardim ou da gloriosa presença de Deus, e não quis refazer o caminho de volta, que começa pelo arrependimento de todos os pecados cometidos.


CONTINUA...


Nenhum comentário: