segunda-feira, 14 de outubro de 2019

A DISTÂNCIA

Imagem relacionada





Caminhei, caminhei e nem me dei conta,
O prazer na estrada, o amor pela vida,
Me envolvi tanto que a alma ficou tonta,
Olhei pra trás, e me esqueci da distância escondida.
.
Abracei o tempo, dormi ao relento,
Me encostei num canto, estendi o manto,
Me refiz do tombo, me atirei na lida,
O tempo não refaz a distância estendida.
.
A distância é um martirio, pra quem o aconchego reclama,
É também um tormento pra quem persegue a fama,
É uma alucinação, pra quem anseia pela cama,
É uma miragem que se transforma num drama.
.
Na curva mais forte, um perfume que alucina,
Que embriaga e faz apreciar o que não deve ter importância,
A paisagem que encanta e que tanto fascina,
E os olhos brilham esquecendo a atroz distância.
.
Porque o silêncio se confunde com a felicidade?
Porque tanta "bondade", porque tanta arrogância?
Ninguém irá tão longe, porque já se avista a luz da cidade,
Mas o peito segue firme tentando encurtar a distância.
.
O ar mais puro, traz vigor e mostra um sinal,
Faz tempo que não me lembro dos hábitos da infância,
Melhor pernoitar e esperar por um novo dia afinal,
Quem sabe no amanhecer, eu resolva morar e por fim a essa distância.
.
Sim, essa distância confusa que agoniza tanto,
Que se firma no nada, e em coisa nenhuma se abraça,
Que se esquece do bem mais precioso ao alcance da mão,
E se aventura na estrada, tirando da simplicidade o estado de graça.
.
É a mania que temos de dar valor aquilo que não se tem,
E mais tarde vamos confessar: "eu era feliz e não sabia",
Melhor esquecer o passado e aguardar ancioso pelo ano que vem,
Desviando as pegadas da distância que tanto distancia.









Nenhum comentário: