quarta-feira, 11 de julho de 2012

O ENIGMA DOS PÃES MULTIPLICADOS - 4ª PARTE




            ..... CONTINUAÇÃO......





C)         Jesus reparte o pão entre os discípulos:


Tendo mandado às multidões que se reclinassem sobre a relva, tomou os cinco pães e os dois peixes e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou; e partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos às multidões. Mateus 14. 19


Aqui o Senhor nos dá uma clara informação de que cabe aos discípulos a pregação do evangelho.
O Senhor abre os seus ensinamentos a todos os seus servos e está sempre pronto a alimentá-los, desde que o busquem com um coração puro e desejoso de receber.
Uma vez, alimentado espiritualmente, o discípulo de Jesus deve compartilhar os ensinamentos recebidos (dividir o pão) com todas as pessoas que estão desnutridas e sem conhecimento do alimento espiritual, a fim de que elas venham ao conhecimento da verdade e encontrem a vida eterna.   

D) - Do pão multiplicado, sobraram exatamente 12 cestos:

“Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram levantaram doze cestos cheios”. Mateus 14. 20
 
                   Note que a quantidade de cestos de pães que sobrou corresponde exatamente ao número de seus discípulos.  O Senhor naquela época tinha 12 discípulos e sobraram 12 cestos de pedaços.

                   Esse ensinamento nos mostra claramente que todo discípulo de Jesus deve ter conhecimento de Sua Palavra, o suficiente para se alimentar, bem como para alimentar aqueles que ainda não têm o mesmo conhecimento.
                   Assim, todo discípulo de Jesus Cristo de Nazaré, em qualquer parte do planeta precisa ter o seu “cesto de pedaços de pão”.
                    

                
E)  -  Cada cesto continha pedaços de pão:

 “Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram levantaram doze cestos cheios”.   Mateus 14. 20.


Aqui o Senhor nos ensina que todo discípulo deve compartilhar o pão, ou seja, da mesma palavra que vier a pregar, ele deve também se alimentar.
É curioso observar que, numa multiplicação de pães cuja quantidade superou a cinco mil unidades (ali estavam presentes mais de cinco mil pessoas), somente tenham sobrado pedaços, não se tendo recolhido nenhum pão inteiro.
Isso não aconteceu por acaso. O Senhor queria nos trazer um forte ensinamento nesse texto.
Tomemos por base um pão do nosso alimento físico diário. Quando ingerimos uma parte desse pão, isso significa dizer que do mesmo pão sobrou um pedaço ou outra parte.
Espiritualmente falando, temos de repartir o pão que é a palavra de Deus. 
Se o nosso “cesto”, o cesto dos discípulos de Jesus Cristo, está cheios de pedaços de pão, isso equivale a dizer que esses pedaços devem ser endereçados às pessoas desnutridas espiritualmente, que ainda não conhecem a palavra de Deus e subentende-se que a outra parte desses pedaços foi por nós (discípulos de Jesus), ingerida.
Assim, todo discípulo de Jesus Cristo precisa ingerir do mesmo pão que reparte, ou da mesma Palavra que vier a divulgar aos semelhantes que ainda não a conhecem.  



         ...CONTINUA....






Nenhum comentário: